Estilos de parágrafos sem violações em 3 passos

Se voce trabalha com documentos longos no InDesign, você deve ter pelo menos de 5 a 10 estilos de parágrafos criados no projeto.
E se depois de aplicar todos os estilos de parágrafos no texto, você perceber que os estilos não foram aplicados de forma íntegra, ou seja, uma fonte diferente foi aplicada em um parágrafo, ou o tamanho da fonte (ou entrelinha) não era o mesmo que foi definido no estilo, mas todas essas violações estão lá, te torturando silenciosamente. O que fazer?
 
Um script poderia resolver nosso caso, pois resolveriam tudo num único clique, mas, muitas vezes, não temos tempo de procurar os scripts que precisamos.
Hoje vou dar três dicas rápidas sem usar qualquer script e acabar de vez com os problemas de violações no texto.

Pressuponho que todo o texto esteja com estilos de parágrafo e caracteres aplicados e você esteja no estágio do "checklist", ou seja, aquele check-up feito depois que o texto foi diagramado e antes do fechamento do PDF. Se você quer identificar violações realmente problemáticas no texto, certifique-se de que tenha aplicado estilos de caracteres para as violações desejadas no texto – negritos, itálicos, sobrescritos etc).

Feito isso, leia as dicas a seguir:

1. Botão Remove Local overrides
O botão Remove Local Overrides não é um ilustre desconhecido, pelo contrário, é a técnica mais comum para limpar as violações dos estilos de parágrafo. Com o cursor do mouse sobre um parágrafo e pressionando a tecla Option/Alt + Clique (na paleta Paragraph Styles), as violações daquele parágrafo serão removidas. Logo, para limpar as violações de todos os parágrafos do documento seria necessário clicar parágrafo por parágrafo e pressionar o Option/Alt + Clique, certo? Errado. O botão Remove Local Overrides funciona quando você seleciona vários parágrafos no texto com estilos distintos, então, é totalmente válido e eficaz selecionar mais de um parágrafo (não se importando com os estilos aplicados) e clicar em Option/Alt + Clique para remover as violações de toda a seleção e preservar os estilos aplicados.

Dica: O botão Remove Local Overrides também funciona ao selecionar os frames de texto com a ferramenta de seleção. Portanto, você selecionar um ou mais frames de texto e remover todas as violações dos estilos com apenas um clique.

2.Find/Change
O botão Remove Local Overrides parece perfeito a primeira vista, mas sua maior limitação é que ele funciona apenas quando o texto ou o frame de texto está selecionado.

Uma alternativa é a função Find/Change. Para ter certeza de que um estilo de parágrafo qualquer não tem violações, não importando onde ele foi usado dentro do documento, basta abrir a caixa de diálogo Find/Cange (Edit > Find Change), deixar em branco os campos Find e Change e em More Options selecionar o estilo nos campos Find Format e Change Format. Especifique o mesmo estilo de parágrafo em ambos os campos. Depois clique em Change ou Change All (se deseja viver perigosamente) para limpar todas as violações do estilo.

Essa função faz o InDesign localizar o estilo que deseja e reaplicar o estilo no texto com uma espécie de "dedo virtual" pressionando as teclas Option/Alt + clique (no Botão Remove Local Overrides) limpando todas as violações. Se quiser manter algum tipo de violação, como os negritos e itálicos, aplique estilos de caracteres antes de fazer esse procedimento.

3. Live Preflight

Por fim, você pode ser avisado quando existe algum tipo de violação no estilo criando um Perfil de Preflight com a função específica de localizar as violações nos estilos. Para criar um perfil personalizado, vá em Define Profiles dentro do menu do Painel Preflight (Window > Output > Preflight) e clique no botão com sinal de adição (+) localizado na parte inferior da caixa de diálogo. O item "Paragraph Style and Character Style Overrides" deve estar habilitado. Salve o perfil com um nome de fácil identificação e quando desejar checar se o documento possui violações nos estilos, selecione o perfil salvo e depois clique em cada instância para corrigi-las.

O mais legal disso, não é ter apenas um perfil de preflight que avisa quantas instâncias possuem violações, mas também mostra o trecho do texto que foi violado, e clicando na página específica, o texto será selecionado automaticamente.

Usar todos esses métodos, eu duvido que terá problemas com estilos mal aplicados novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: TUTORIAL :: Numeração automática nas legendas de imagens (com Referência Cruzada) no InDesign.

Objetos ancorados: problemas e soluções

Diagramação em época de PNLD